Importação do certificado digital para assinatura de documentos pelo computador

De IT's Instruções de Trabalho - FAHOR/CFJL
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esta instrução demonstra como importar o arquivo contendo o certificado digital já gerado em um novo computador/notebok. Assim, é possível utilizar este novo equipamento para assinar os documentos eletrônicos gerenciados pelo GED.

O proceso

  1. Inicialmente, obtenha o arquivo contendo o certificado digital. Durante o processo de instalação, ele deve ter sido copiado para o Google Drive. Pode-se procurar por ele utilizando os termos "Certificado digital", "Assinatura digital" ou o termo "PFX" (que é a extensão utilizada pelo arquivo do certificado digital.

    ClipCapIt-250612-111244.PNG

  2. Dê 2 cliques sobre o arquivo baixado para iniciar a instalação. Na tela de boas vindas, marque a opção Usuário atual (1) e clique em Avançar (2).

    ClipCapIt-250612-111435.PNG

  3. Informe a senha do certificado (1), marque a opção Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente. (2) e, depois, clique em Avançar (3).

    Obs: a senha solicitada neste passo é a senha que foi utilizada no momento em que o certificado foi gerado pela primeira vez. A equipe de TI não tem como resetar essa senha. A orientação que foi dada à todos era de que fosse utilizada alguma senha já utilizada em algum outro serviço, como e-mail, portal, etc. Assim, tente alguma dessas senhas caso não funcionar de primeira. Caso ainda assim não for possível recuperar a senha, entre em contato com o CI para fazer a revogação do certificado antigo e providenciar um certificado novo.

    ClipCapIt-250612-111805.PNG

  4. Marque a opção Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado (1) e clique em Avançar (2).

    ClipCapIt-250612-112356.PNG

  5. Na tela de conclusão do processo, clique em Concluir.

    ClipCapIt-250612-112508.PNG

  6. Na confirmação, clique em Ok.

    ClipCapIt-250612-112902.PNG

Feito isso, o certificado digital está instalado e, agora, será possível assinar os documentos também a partir desse novo dispositivo.