Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar
Criou página com 'Esta instrução não mostra como fazer o processo de ponta a ponta. O que ela mostra é a forma como as etapas dos processos são parametrizadas para gerar o arquivo para a F...'
Esta instrução não mostra como fazer o processo de ponta a ponta. O que ela mostra é a forma como as etapas dos processos são parametrizadas para gerar o arquivo para a FAHOR. Para mais detalhes sobre o processo em si, consulte os links das documentações a seguir:

* https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/Censup+-+Ensino+Superior - Página da Totvs sobre o Censo do Ensino Superior. Contém links para outras páginas.
* https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=354466103 - Página da Totvs com a descrição de como fazer a parametrização do processo e a geração do arquivo para importação no sistema do Censo.
* https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/RMEDU00005_FAQ+-+Frequently+Asked+Question+-+CENSO+Ensino+Superior - Mais detalhes sobre o processo.
* https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/RMEDU00006_Censup+-+Layout+do+Censo+x+Cadastros+do+TOTVS - Origem dos dados que compõe o layout do arquivo de migração.
* http://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/ - Link de acesso ao sistema.

== Detalhes da etapa de preparação ==

A primeira etapa a ser executada é a preparação dos dados para o censo, disparada a partir do menu '''Atividades acadêmicas''' > '''Censo''' > '''Preparação de dados do Censo da Educação Superior'''. Esta etapa faz uma preparação prévia dos dados, assim como no Censo da Educação Básica. Entretanto, a diferença é que, no Censo da Educação Básica, há uma rotina do próprio sistema para fazer a modificação dos dados nas tabelas calculadas; para o Censo do Ensino Superior, eventuais ajustes precisam ser feitos via banco de dados nestas tabelas.

Os itens a seguir detalham as opções selecionadas em cada etapa. Obs: etapas em que apenas são feitas validações (e que apenas deixam prosseguir depois que as validações todas passaram, mas sem depender de alguma entrada do usuário) não foram listadas aqui.

=== Período de referência e cursos ===

[[File:ClipCapIt-210923-160112.PNG]]

A data de referência é o último dia do ano. Assim, para o censo de 2020, a data de referência é 31/12/2020.

=== Atuação do professor ===

[[File:ClipCapIt-210923-160349.PNG]]

Desmarque os registros cujo campo "Cód. Inep IES" está em branco.

== Forma de ingresso do aluno na instituição ==

Cada forma de ingresso possui apenas uma forma de ingresso do censo selecionada. Assim, foram preenchidas da seguinte forma:

* Forma de ingresso do Censo = Vestibular:
** Nossas formas de ingresso:
*** Vestibular
*** ProUni
*** Transf. Interna
*** ENEM
* Forma de ingresso do Censo = Vagas Remanescentes:
** Nossas formas de ingresso:
*** Transf. Externa
*** Portador de Diploma
*** Reingresso
*** Outros
* Forma de ingresso do Censo = Programas Especiais:
** Nossas formas de ingresso:
*** Aluno Especial

[[File:ClipCapIt-210923-160837.PNG]]

== Conferência da carga horária concluída dos alunos ==

O processo executado no passo anterior pré-calcula o total de horas do curso já concluídas. Entretanto, ele pode apresentar diferenças em relação ao valor apresentado no currículo, visto que ele pode considerar mais ACGs do que realmente o aluno possui (por exemplo, ACGs lançadas em um período posterior à data limite do censo), ou tratar de forma diferente algum aproveitamento.

Assim, pode-se utilizar as SQLs anexadas no chamado #48665 do helpdesk para pegar as SQLs e planilhas utilizadas para conferência das cargas horárias e que fazem os ajustes, se necessário.
Arquivo, CI, ERP, Funcionários, Professores, Burocratas, Administradores
2 627

edições

Menu de navegação