4 085 bytes adicionados
, 10h23min de 1 de agosto de 2016
Para evitar ter que modificar a rede do laboratório sempre que for necessário fornecer acesso irrestrito à internet para algum evento, foi criada uma rede a parte. Todos os equipamentos encontram-se configurados para que o pessoal possa utilizá-la (iptables permitindo acesso à internet e DHCP com mais de 460 IPs no pool). Para utilizá-la, basta habilitá-la no controlador e, quando seu uso não é mais necessário, desativá-la.
== Definição dos parâmetros da rede ==
Neste passo é mostrado como definir o nome da rede e a senha de acesso.
# Acesse o controlador dos APs pelo endereço https://campus.fahor.com.br:2003. O usuário encontra-se na planilha de senhas (disponível em https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IDexGwjq119IzxY2RW1UWAQELcBcnDxyaJzKWwjypMo).
# Na página inicial, escolha o site '''Campus''' (1), clique em '''Settings''' (2) e depois em '''Wireless networks''' (3).<p>[[File:ClipCapIt-160801-093953.PNG]]</p>
# Na lista de redes, escolha aquela cujo nome não é FAHOR e nem John Deere (no print a seguir ela aparece como ''Eventos'', porém, como esse nome pode ser alterado, ela pode aparecer com um nome diferente). Clique em '''Edit'''.<p>[[File:ClipCapIt-160801-094202.PNG]]</p>
# Na página de edição da rede, confira se VLAN possui o valor 124 (124 é a VLAN "liberada"; se não for, volte para o passo anterior e escolha outra rede). Ainda nesta página, pode-se editar o SSID da rede (1) e a senha de acesso (2). Para efetivar as alterações, clique em '''Apply''' (3).<p>[[File:ClipCapIt-160801-095857.PNG]]</p>
'''Obs''':
* A alteração dos parâmetros da rede deve ser feita em horário com pouco uso, pois '''TODOS''' os APs do campus irão reiniciar quando for clicado em '''Apply''' para efetivar as alterações.
* Pode-se visualizar a senha que foi configurada para a rede sem fio abrindo-se a página de definição de parâmetros da rede e clicando-se no campo senha. Ao clicar no campo senha, a senha da rede será exibida.
== Ativação/desativação da rede nos APs ==
Por padrão, a rede liberada não está habilitada em nenhum AP. É necessário abrir cada AP que deverá disponibilizar acesso à rede e habilitá-la. É feito dessa forma para que seja possível restringir o alcance da rede nos casos em que a internet liberada deve estar disponível em apenas alguns ambientes. Além disso, há alguns APs que não podem ser liberados por estarem ligados em um switch que não suporta VLANs (mais detalhes sobre isso a seguir).
Para habilitar a rede liberada em um AP, siga os passos a seguir:
# Clique no AP desejado e em seguida no ícone de configurações.<p>[[File:ClipCapIt-160801-100301.PNG]]</p>
# Na página de configuração do AP escolhido, clique na aba '''Configuration''' (1), item '''WLANS''' (2) e em seguida no botão '''Override''' (3) correspondente à rede que foi configurada no item anterior.<p>[[File:ClipCapIt-160801-101009.PNG]]</p>
# Para habilitar a rede, marque a opção '''Enabled on this AP''' (1); para desabilitar a rede neste aparelho, desmarque a opção. Em seguinda, clique em '''Apply''' (2).<p>[[File:ClipCapIt-160801-101321.PNG]]</p><p>Evite alterar os demais campos, pois eles herdam as configurações que foram definidas para a rede no passo anterior; alterá-los poderá causar problemas posteriormente, já que aquela rede, em um único AP, ficará com as configurações diferentes dos demais.</p>
# Repita este processo até habilitar ou desabilitar essa rede em todos os APs desejados.
== APs que não suportam esta função ==
No campus, não deve-se habilitar essa rede nos seguintes APs, pois eles estão conectados à switches que não suportam o uso de VLANs (habilitar a rede nesses APs irá impedir que aqueles conectados nele tenham acesso à rede).
* AP20 - CL01 - localizado no pavilhão de laboratórios
* AP21 - CL02 - localizado no pavilhão de laboratórios
Este mesmo motivo impede que o recurso seja habilitado no centro, já que a conexão à rede da maior parte dos APs passa por switches sem suporte ao uso de VLAN.
[[Categoria:CI]]