Detalhamento das situações apresentadas no currículo acadêmico

De IT's Instruções de Trabalho - FAHOR/CFJL
Revisão de 22h01min de 24 de julho de 2020 por Luis (discussão | contribs) (Primeira versão do manual.)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

ITSEXX - Esta instrução de trabalho detalha como são apresentados os aproveitamentos e as equivalências no currículo acadêmico.

O currículo acadêmico é o documento que contém o cruzamento das disciplinas que integram a grade do curso que o aluno está cursando com as disciplinas que ele já cursou. Através dele é possível determinar a situação de cada uma das disciplinas da grade: se ela já foi cursada ou não e, nos casos em que o aluno já cursou a disciplina, o período letivo em que isso ocorreu e as notas e faltas que ele obteve nesta disciplina. Assim, ele serve como referência para identificar o quão próximo um aluno se encontra de concluir o seu curso.

Além de cursar a disciplina especificada na grade, há outras formas que o aluno pode utilizar para "cumprir" uma disciplina: os aproveitamentos e equivalências. Este documento detalha como estas situações são exibidas no currículo acadêmico.

Situação 1: o aluno cursou, na FAHOR, a disciplina especificada na grade

Este caso representa a situação mais comum, que é quando o aluno efetivamente cursa, na FAHOR, a disciplina especificada na grade.

No caso a seguir, o aluno cursou a disciplina "0109 - Introdução à Engenharia de Produção" na FAHOR e, como a disciplina faz parte da grade do seu curso, os dados da disciplina cursada são exibidos nas colunas ao lado. A disciplina ocupa apenas 1 linha no currículo acadêmico.

8d46dbff-c0ea-43f0-a9eb-a1c1fe661ae1.png

Situação 2 - equivalência: o aluno cursou uma disciplina na FAHOR que não faz parte da sua grade e ela foi considerada como equivalente para uma disciplina de sua grade

No caso a seguir, a disciplina "0066 - Cálculo I" da grade foi cumprida por equivalência. A disciplina que ele cursou ("0113 - Cálculo I") consta na linha seguinte, iniciando com o prefixo "(Equiv.)", e contendo os dados da disciplina cursada.

Com este detalhamento já é possível identificar também que a disciplina que ele cursou (disciplina código "0113") e a disciplina da grade dele (disciplina código "0066") possuem cargas horárias diferentes, o que faz com que alguns ajustes sejam necessários (com esse aproveitamento, ele acabou "perdendo" 40 horas, e as faltas também foram consideradas proporcionalmente à carga horária da disciplina).

6442fcea-cc9b-4918-b201-50b709405ba5.png

Situação 3 - aproveitamento: o aluno cursou uma disciplina em outra IES e a aproveitou para uma disciplina de sua grade

Neste caso, a disciplina "0123 - Estatística" da grade foi cumprida por aproveitamento. A linha seguinte iniciará com o prefixo "(Aprov.)", e conterá os dados referentes à disciplina que ele cursou na outra IES.

Repare também que, no detalhamento destes casos, é possível que o período letivo, carga horária e notas existentes na linha com o detalhamento não sejam consistentes com o nosso padrão, visto que irão seguir o padrão da IES onde ele cursou a disciplina originalmente. Neste exemplo, a nota do aluno era "85" (possivelmente a IES de origem utiliza escala de avaliação de 0 a 100, enquanto a nossa avaliação utiliza escala de 0 a 10), e a disciplina que ele cursou na IES de origem possuía 60 horas (enquanto a nossa possui 80 horas).

996df81e-7c8f-4650-a3d9-3bd9be09ca5e.png

Situação 4 - aproveitamento/equivalência de 2 disciplinas para 1 disciplina de sua grade

Esta situação pode acontecer em trocas de grades, quando múltiplas disciplinas são "combinadas" em uma disciplina com carga horária maior na grade nova.

Neste caso, o aluno cumpriu a disciplina "0002 - Cálculo I" da sua grade por equivalência com as disciplinas "EM02 - Cálculo I" + "EM03 - Matemática I" (ou seja, a equivalência diz que, por ter cursado as 2 disciplinas, ele obteve aprovação na disciplina de sua grade).

Assim, serão exibidas as 2 disciplinas que ele cursou, com as notas, cargas horárias e faltas originalmente existentes nela, deixando clara essa situação. O prefixo pode ser "(Equiv.)" (indicando que ele cursou a disciplina na FAHOR) ou "(Aprov.)" (indicando que ele cursou a referida disciplina em outra IES).

Pode-se também verificar como o sistema fez o cálculo da nota (média dos valores) e o cálculo das faltas (proporcionalizada de acordo com a carga horária).

66ad1091-fc53-47a2-8991-affd5aea2927.png

Situação 5 - aproveitamento + equivalência: o aluno cursou uma disciplina em outra IES, aproveitou para uma disciplina em uma grade anterior, e depois trocou de grade

Essa situação não acontece com muita frequência, mas acontece quando um aluno com aproveitamentos troca de grade. Neste caso, a disciplina "0017 - Informática" foi concluída por equivalência com a disciplina "0112 - Informática" (observe o prefixo "Equiv." na frente da linha com o detalhamento, indicando que ela é uma equivalência).

Entretanto, ele não cursou a disciplina "0112 - Informática" na FAHOR: ela foi concluída na sua grade anterior por aproveitamento. Assim, é inserida uma terceira linha, contendo os detalhes da disciplina original que ele cursou na outra IES (observe o prefixo "Aprov." no início da linha de detalhamento, indicando que ela contém os detalhes da disciplina que gerou o aproveitamento).

81964f43-91e3-470c-82bd-956b845c4f00.png