Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar
Versão inicial do manual. Descreve o problema e como ele foi solucionado. Falta concluir a parte que mostra como consultar os horários a lançar e como fazer efetivamente o lançamento desses horários na atividade correspondente.
Esta instrução demonstra como fazer para o sistema considere na jornada do professor períodos que estão cadastrados como horários de aula no Totvs Educacional, mas que estão fora do período de atuação do professor na turma/disciplina.

== O problema ==

Desde 20232, a data de vínculo do professor com a turma/disciplina passou a seguir o seguinte padrão na FAHOR:

[[File:ClipCapIt-231116-231157.PNG]]

O objetivo é fazer com que a distribuição do pagamento referente às horas de aula seja sempre feita sobre 6 meses para as disciplinas de 4 créditos (80 horas) ou sobre 3 meses para as disciplinas de 2 créditos (40 horas).

Entretanto, essas datas podem entrar em conflito com o calendário acadêmico, especialmente para disciplinas de 2 créditos, já o calendário pode prever que as primeiras aulas da disciplina ocorram ''antes'' da data lançada como data de início para o professor ou pode prever que as últimas aulas aconteçam ''depois'' da data lançada como fim para o professor na turma/disciplina.

Isso gera problemas no ponto do professor pois, como o Totvs Automação de Ponto considera tanto a data presente no horário da turma quanto a data existente no vínculo do professor com a turma para importar a jornada do professor, apenas os períodos em que ocorrem interseção de ambos são importados.

A figura abaixo destaca as datas onde ocorreriam conflitos, utilizando o calendário acadêmico de 20232 como exemplo:

* Em amarelo estão destacadas as datas que não seriam importadas para as disciplinas de 4 créditos e para as disciplinas de 2 créditos que iniciam na primeira metade do semestre. Isso ocorreria porque a data de início do professor é 01/08 e, como as disciplinas da segunda-feira já tiveram aula no dia 31/07, esta data não seria considerada na jornada do professor.
* Em verde estão destacadas as datas que não seriam importadas para as disciplinas de 2 créditos que iniciam na segunda metade do semestre. Nestas disciplinas, a data de início do professor seria 01/11, mas observe que o calendário já previa aulas para estas disciplinas antes desta data; por conta disso, o sistema não considerará as aulas ocorridas antes de 01/11 na jornada do professor.

[[File:ClipCapIt-231116-233303.PNG]]

Esta instrução de trabalho demonstra como registrar no sistema este período para que ele seja considerado no ponto do professor.

== O processo ==

TODO: EM ANDAMENTO.

== Observações e detalhes de implementação ==

A atividade '''Reposição de horário''' normalmente é utilizada para os casos em que é necessário fazer com que o sistema considere como extra as horas trabalhadas por um professor em um dia em que normalmente ele não trabalha, possibilitando compensar a falta ocorrida em outro dia do período. Mais detalhes sobre este processo podem ser consultados na instrução [[Considerar hora extra para professor]]. Por conta disso, o comportamento padrão é ''não considerar as horas lançadas nesta atividade no quadro de horários do funcionário'' ao gerar o quadro de horários do relatório espelho ponto.

Entretanto, caso o horário lançado na atividade '''Reposição de horário''' corresponda à um período em que não há intersessão entre o horário da turma/disciplina e o vínculo do professor na disciplina, isso fará com que esse período extra seja exibido no quadro de horários (que, normalmente, respeitaria as mesmas regras do Totvs Automação de Ponto para geração. Para que isso aconteça, é essencial que as datas utilizadas para lançamento da atividade sejam as mesmas geradas pela consulta executada durante o passo 1 desta instrução.

Ao fazer o lançamento da atividade de reposição de horário, os seguintes comportamentos irão ocorrer no sistema:

* Para o Totvs Automação de Ponto, as novas datas serão consideradas na jornada do professor devido à existência do registro de atividade. Ao executar a importação do horário do professor, o sistema ainda ignorará os planos de aula cuja data está fora das datas informadas como início e fim do professor, mas eles serão importados devido à existência da atividade ''reposição de horário''.
* Para o relatório espelho ponto, a existência de uma atividade ''reposição de horário'' cujo período "encoste" no período definido no horário da turma/disciplina (ou seja, a data de fim da atividade ocorre um dia ''antes'' da data de início do horário da turma/disciplina) fará com que, para efeitos de cálculo, seja considerada a data de início da atividade como início do professor. Da mesma forma, a existência de uma atividade deste tipo que "encoste" na data de fim de um horário desse professor fará com que seja considerada a data de fim da atividade como data de fim do professor, para efeitos de cálculo. Utilizou-se esta lógica para evitar fazer grandes alterações nas demais partes da consulta, que já estavam validadas e funcionais para todas as situações ocorridas até hoje.

[[Categoria:ERP]]
Arquivo, CI, ERP, Funcionários, Professores, Burocratas, Administradores
2 629

edições

Menu de navegação