Geração de arquivo com os dados para o Censo da Educação Superior
Esta instrução não mostra como fazer o processo de ponta a ponta. O que ela mostra é a forma como as etapas dos processos são parametrizadas para gerar o arquivo para a FAHOR. Para mais detalhes sobre o processo em si, consulte os links das documentações a seguir:
- https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/Censup+-+Ensino+Superior - Página da Totvs sobre o Censo do Ensino Superior. Contém links para outras páginas.
- https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=354466103 - Página da Totvs com a descrição de como fazer a parametrização do processo e a geração do arquivo para importação no sistema do Censo.
- https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/RMEDU00005_FAQ+-+Frequently+Asked+Question+-+CENSO+Ensino+Superior - Mais detalhes sobre o processo.
- https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/RMEDU00006_Censup+-+Layout+do+Censo+x+Cadastros+do+TOTVS - Origem dos dados que compõe o layout do arquivo de migração.
- http://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/ - Link de acesso ao sistema.
Parametrização do processo
Na aba Atividades acadêmicas, botão Censo > Instituição do MEC, abrir o cadastro e, depois, ir na aba Identificação:
Está sendo utilizada uma consulta personalizada para geração dos registros 41 e 42. Isso foi feito por 2 motivos:
- A consulta original da Totvs só transmite os trancamentos ocorridos dentro do ano do censo, quando o correto seria transmitir os ocorridos no ano do censo + os ocorridos em até 2 anos antes;
- A consulta original transmite todos os alunos, independente do tipo de ingresso. A nossa alteração faz com que aqueles com tipo de ingresso "5 - Aluno Especial" não sejam transmitidos. Esse tipo de ingresso é utilizado para acadêmicos que estão fazendo apenas algumas disciplinas na instituição.
Quando for iniciado o processo, pode-se clicar no botão "Exportar consultas internas". Ao fazer isso, o sistema irá criar/substituir as consultas MEC.ES.41 e MEC.ES.42. Sugere-se criar cópias delas como MEC.ES.ANO.41 e MEC.ES.ANO.42, para que seja possível visualizar a consulta dos anos anteriores. Depois de fazer a cópia da consulta incluindo o ano, compare-a com a consulta do ano anterior e insira as personalizações na nova consulta. Por fim, vincule a consulta nova na tela de parâmetros.
Obs: Não foram utilizadas consultas personalizadas para os registros 31 e 32, que são referentes à docentes. Para estes registros, a consulta original da Totvs está trazendo os dados conforme esperado.
Detalhes da etapa de preparação
A primeira etapa a ser executada é a preparação dos dados para o censo, disparada a partir do menu Atividades acadêmicas > Censo > Preparação de dados do Censo da Educação Superior. Esta etapa faz uma preparação prévia dos dados, assim como no Censo da Educação Básica. Entretanto, a diferença é que, no Censo da Educação Básica, há uma rotina do próprio sistema para fazer a modificação dos dados nas tabelas calculadas; para o Censo do Ensino Superior, eventuais ajustes precisam ser feitos via banco de dados nestas tabelas.
Os itens a seguir detalham as opções selecionadas em cada etapa. Obs: etapas em que apenas são feitas validações (e que apenas deixam prosseguir depois que as validações todas passaram, mas sem depender de alguma entrada do usuário) não foram listadas aqui.
Período de referência e cursos
A data de referência é o último dia do ano. Assim, para o censo de 2020, a data de referência é 31/12/2020.
Atuação do professor
Desmarque os registros cujo campo "Cód. Inep IES" está em branco ou está preenchido com um valor diferente de 1780 (que é o código da FAHOR).
Forma de ingresso do aluno na instituição
Cada forma de ingresso possui apenas uma forma de ingresso do censo selecionada. Assim, foram preenchidas da seguinte forma:
- Forma de ingresso do Censo = Vestibular:
- Nossas formas de ingresso:
- Vestibular
- ProUni
- ENEM
- Nossas formas de ingresso:
- Forma de ingresso do Censo = Vagas Remanescentes:
- Nossas formas de ingresso:
- Transf. Interna
- Transf. Externa
- Portador de Diploma
- Reingresso
- Outros
- Nossas formas de ingresso:
- Forma de ingresso do Censo = Programas Especiais:
- Nossas formas de ingresso:
- Aluno Especial
- Nossas formas de ingresso:
Conferência da carga horária concluída dos alunos
O processo executado no passo anterior pré-calcula o total de horas do curso já concluídas. Entretanto, ele pode apresentar diferenças em relação ao valor apresentado no currículo, visto que ele pode considerar mais ACGs do que realmente o aluno possui (por exemplo, ACGs lançadas em um período posterior à data limite do censo), ou tratar de forma diferente algum aproveitamento.
Assim, pode-se utilizar as SQLs anexadas no chamado #48665 do helpdesk para pegar as SQLs e planilhas utilizadas para conferência das cargas horárias e que fazem os ajustes, se necessário.
A fazer
A fazer para o censo do próximo ano:
- Ajustar as consultas que geram os registros 41 e 42 para importar o registro que desvincula os alunos que estão mais de 2 anos trancados ou com o curso abandonado. A consulta já foi alterada para "repetir" os dados do curso do aluno no 1ª e 2ª ano do trancamento/abandono. Entretanto, no 3ª ano, é necessário enviar um registro informando que o aluno foi desvinculado do curso. No censo de 2023 (data de referência 01/01/2023 até 31/12/2023) isso foi feito manualmente pelo sistema do censo, mas pode-se ajustar o arquivo para que eles sejam carregados automaticamente, evitando este processo manual.